sábado, 20 de março de 2010

PAP caderno

A foto não ficou muito boa, mas quero aproveitar e escrever o PAP de como faço, a pedido de algumas colegas.



1º Corto préviamente o tecido
2º Passo termolina por todo o tecido e deixo secar.
3º Passo bem com o ferro quente e corto para acertar o tamanho e tirar algum desfiado
4º Encapo passando cola cascorez por toda e supefície e alisando bem com um paninho.
5º Para dar acabamento do lado de dentro, colo um pedaço de cartolina ou papel color sete combinando com o tecido. Teve um caderno de capa dura que veio com folha sem pauta grossa na frente e atrás, aí eu as colei. Não tenho nenhuma foto do lado de dentro. Quando tiver posto aqui.
PS. Na frente quando faço recortado, primeiro colo para emendar o tecido. Deixo secar um pouco , depois encapo. Esta flor eu colei por cima do tecido xadrez.
Falha no PAP
Esqueci de falar das espirais.
Eu as tiro antes de encapar. Depois de encapado furo com uma peça tipo chave de fenda só que pontuda. Meu marido me arrumou uma e ainda afinou mais há tempos para eu encapar cadernos com contat aqui na lojinha, e fura bem tecido.
Este bloquinho eu fiz com sobra des papel e a capa de papelão, aí furei na encadernadora. Quem não tem encadernadora pode levar em alguma loja, mas aí fica mais caro, o melhor é optar por encapar cadernos que dá pra furar o tecido em casa.
Eu troco a mola, esta também foi sobra de encadernação. Adoraria aquelas encadernaçõs quadradinhas com molas duplas, acho lindo, mas só tenho simples. Se tirar com cuidado dá pra aproveitar a mola.
Qualquer dúvida é só perguntar.

8 comentários:

Nile e Richard disse...

Oi Clemilde.
Adorei a capa.Bem fácil de fazer.
Bom domingo para voce.
bjtos.Nile.

Fatima Guimaraes disse...

Oi Clemilde
O caderninha ficou fofo...a cor é linda.
Querida, só uma dúvida...as aspirais...vc tira antes de encapar??
Bjus

*gil de bessa disse...

Oi querida Clemilde, obrigada pela explicação, o caderno ficou lindo, e dá infinitas idéias este pap, eu tenho os materiais assim que eu fizer te mostro, obrigda e um abraço...

Carol Diniz disse...

Oi querida!!!
Obrigada pelo comentário!!! E pode palpitar sempre que quiser viu!! ainda mais dando dicas..
E eu que nao sou boba nem nda ja venho aqui pra perguntar mais ainda.. hehe
Entao.. vc aplica a termolina antes de recortar.. mas ai quando faz a aplicacao e pontinhos caseados ele nao fica muito duro pra passar a agulha..?
Pq realmente acho que ira se desfiar todo se for algo (como pano de prato) que lavamos sempre.. ou toalinha de bebe..
Alias seus trabalhos sao lindos!!!
Estou aqui vendo tudo.. rs.. rs.. e ja estou te seguindo pra poder espiar sempre!!!
Bjaoo Um ótimo Doinmingo!!!

Carla disse...

A capa ficou lindissima e o PAP cinco estrelas, obrigado por partilhares connosco, amei. Beijão e uma boa semana

Monica Medeiros disse...

Adorei as explicações e suas pessas são muito bonitas. Uma dúvida como você calcula o preço de venda? Bjs.

Raquel disse...

Muito obrigada por mais uma vez disponibilizar o PAP.
Seus cadernos são lindos.
Boa semana.
Beijocassssss

Elda Klimuk disse...

Adorei o caderno!
Outro tipo de espiral, o "quadradinho" é chamado de "wire-o" para utilizar precisa de matriz e só em gráfica ou em empresa de encadernação.

beijos
sucesso

elda